Powered By Blogger

sábado, 13 de novembro de 2010

UMA CÁCERES MELHOR? DEPENDE DE VOCÊ

Toda cidade, por mais parecida que seja com outras, possui características peculiares que a constituem. Umas concentram maior riqueza na área econômica, outras na social.
Mas, sobretudo, a grandeza está em seu povo, que busca no trabalho a vontade de construir uma cidade melhor para todos, promovendo a integração e a cidadania. Como seria bom que a nossa cidade voltasse no tempo. Sonho com uma cidade cheia de paz, esperança e próspera.
Mas penso que um dia isso pode acontecer. Todos querem morar em uma cidade melhor, mais bonita, limpa e desenvolvida. Há muito que mudar e temos a nossa parte no trabalho, e é lógico que também podemos cobrar mais atenção das autoridades, mas podemos começar a melhorar nossa cidade, a deixar a nossa calçada, a nossa rua, mais bonita começando com pequenos gestos que não são caros e nem difíceis.
Creio que boa parte depende da gente, depende de quem votamos. Em 2012, vem mais uma eleição. Quem será que vai se candidatar ao cargo mais importante da cidade? Espero que seja alguém que tenha amor pela cidade, alguém com pensamentos desenvolvimentistas, com planejamento, com um olhar diferente de todos. Que quando entrar em seu gabinete, dizer:Hoje, vai renascer aquela Cáceres de antigamente que tinha uma economia forte, com um ar de modernidade e de futurismo. Será que um dia vamos ver isso?
Não moro mais na cidade. Mas torço que isso aconteça. Quando eu dou uma volta pelo Rio de Janeiro, fico pensando como Cáceres poderia ser assim. Claro que são duas cidades totalmente diferente uma da outra. Mas tem algo em comum, a alegria nos olhos do povo. A vontade de ver a cidade cada dia melhor. Aqui vivemos com a violência e ai com o descaso dos nossos políticos. Aqui aos poucos o governo esta fazendo alguma coisa, criaram as UPP - Unidade de Policia Pacificadora, que a polícia entra nas favelas e expulsam os traficantes, e ai em Cáceres, o que estão fazendo para melhorar a nossa cidade?
Por mais que a prefeitura faça, não é o suficiente. Mas me pergunto o que cada um está fazendo para melhorar a nossa cidade? Penso que nada. A única coisa que fazem é criticar. Mas criticas são sempre bem vindas, desde que sejam construtivas. Poderiam pensar em fazerem um concurso com novos projetos para a cidade. E assim apresentar para os nossos vereadores. Acho que todo projeto vale a pena, mesmo que seja o mais simples até o mais faraônico. Desde um simples festival de teatro que reunisse toda a região oeste, até a construção de uma cidade cenográfica permanente, com as nossas fazendas históricas, vapor Etruria, como tinha antigamente no FIP. Isso seria muito interessante. Seria uma atração a mais para a nossa cidade.
Precisamos ter novos atrativos para a cidade. Vem aí à copa do mundo em 2014, e Cáceres será um dos destinos turísticos de Mato Grosso, já que estamos tão perto de Cuiabá e nossa cidade estar localizada no Pantanal. Imagina ter na cidade um aquário municipal, com todas as espécies de peixe do pantanal. Pedalinhos na baia do Malheiros. Ou até mesmo um teleférico ligando a Sematur até a Ponte Marechal Rondon. Podem pensar que estou ficando maluco. Mas devemos pensar grande, pensar no futuro, pensar em querer a nossa cidade cada dia melhor. Pensando sempre que tudo é possível, desde que unamos as forças.
Vamos começar desde agora a pensar nisso. Que tipo de governo queremos para 2012. Aquele que pensa grande ou aquele que não tem idéias e nem projetos? Mais o importante é que cada um faça a sua parte. Está na hora. Vamos voltar a sentir orgulho de ser cacerense.
Porque eu me sinto muito orgulhoso quando me perguntam de onde que eu sou, e eu digo que sou de Cáceres/MT, e as pessoas ficam curiosas querendo saber como que é a minha cidade, o que tem de bom, o que tem de diferente. Quando eu vou à Cáceres, trago banana frita, paçoca de pilão, pequi, artesanato, a nossa música, o sotaque que é mais proeminente. Tudo isso pra mostrar a nossa raiz e a nossa cultura. Além de estar aqui para crescer profissionalmente, sirvo também de um pedaço de Cáceres. Sinto que posso contribuir para que todos os brasileiros conheçam a nossa cidade, mesmo que seja no nome e na sua cultura.
Mas através destas palavras quero todos pensem. Pensem na cidade que queremos. Porque eu sei o que eu quero. E vou fazer o possível para dar a minha contribuição. Mesmo de longe. Podem ter certeza disso.
Uma cidade melhor se faz com pessoas dispostas a participar e a se mexer. Não adianta votar e ficar sentado à espera de resultados. Ser um cidadão ativo com a nossa cidade vai ajudar a deixá-la mais viva e mais bela. E lembre-se precisamos que a cidade se torne cada vez melhor para nossos filhos, netos, bisnetos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário