Estamos em uma década que o Brasil passará por grandes transformações. Eventos grandiosos irão acontecer em nosso país. Entre ele, a Copa do Mundo de Futebol em 2014. A nossa cidade está em um momento único para novos investimentos. Cabe o poder público criar mecanismos para atrair os investidores, que serão de suma importância para o desenvolvimento da região.
O fato de Cuiabá ser uma das subsedes do mundial, faz com que Cáceres seja beneficiada. Somos um dos pólos mais importantes do turismo mato-grossense. Temos o maior evento turístico do estado, que é o Festival Internacional de Pesca. Acredito que o nosso único concorrente direto em termos de turismo seja a Chapada dos Guimarães. Aqui se tem um rio piscoso, uma flora e uma fauna exuberante. Casarões antigos que guardam a história da nossa cidade. A maior parte do pantanal mato-grossense se encontra aqui. Temos tudo para voltarmos a ser uma dos mais importantes municípios do estado. Está na hora de reassumirmos a nossa posição de uma “grande cidade”.
Mas é preciso revitalizar o cais do porto, ruas, sistema de iluminação, praças, avenidas, etc. Se eu for enumerar todas as coisas que Cáceres precisa, esse artigo será pequeno para tantas reivindicações. Mas enfim, o poder público tem que dar uma repaginada na cidade. Estamos prestes a receber um grande número de turistas em busca de lazer e diversão. Será que estamos preparados para isso? Que cada um possa tirar a sua própria conclusão.
Um das esperanças para a nossa cidade voltar as ser como era antes é a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está saindo do papel, depois de 20 anos de longa espera. Acredito que toda a população esteja feliz em saber que Cáceres poderá se desenvolver e se tornar definitivamente, de fato, uma cidade pólo do oeste mato-grossense.
Com a instalação de indústrias, novas empresas de serviços, expansão do comércio e as obras necessárias para a implantação da ZPE, Cáceres e a sociedade vão passar por grandes transformações. Tanto na área da construção civil, transportes e educação como no setor de cultura. E se realmente o governo estadual cumprir a promessa da instalação da faculdade de medicina no campus da UNEMAT, aí sim vamos ter uma desenvolvimento mais acelerado. O curso é de grande interesse por parte dos estudantes da região e, quem sabe, a nossa saúde poderá melhorar. Porque do jeito que está não pode ficar.
Quero muito que todas essas promessas possam ser cumpridas. E, daqui a algum tempo com o funcionamento da ZPE, a cidade já possa começar a colher frutos deste sonho que se estendeu por 20 anos. Por isso que sempre digo: quem sonha sempre alcança. Mesmo que demore um pouco. O importante é ter fé e acreditar.
No ano passado foi concluído o Plano Diretor, que será um instrumento de grande importância para a cidade por determinar diretrizes para um desenvolvimento planejado. Mas é preciso ter vontade política e colocá-lo em prática, porque não adianta ter sido aprovado e não sair do papel. Assim, a cidade poderá ser planejada. Está na hora de um planejamento adequado e que atenda todas as necessidades da nossa população.
Recentemente Cáceres foi promovida a Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, uma vitória para a nossa cidade. Isso demonstra a importância que ela tem para o nosso estado e o nosso país.
Cáceres tem tudo para se tornar uma cidade melhor e próspera. Se todos esses acontecimentos realmente acontecerem, teremos nos próximos anos um município com mais qualidade de vida para a população. Mas para isso, o poder público precisa investir em infraestrutura, como abertura de novas avenidas, iluminação pública de qualidade, saneamento básico e limpeza urbana.
Não podemos esquecer do nosso Aeroporto Internacional Nelson Martins Dantas, que de internacional só tem no nome. No estado que está, é uma vergonha dizer que ele é internacional. O governo estuda implantar uma base militar da Força Aérea Brasileira (FAB) no local para cuidar e monitorar a fronteira com a Bolívia. É mais um ponto positivo para a cidade. E por ser o maior aeroporto da nossa região, também precisa mais de atenção por parte dos “nossos” deputados estaduais. Já ia me esquecendo, Cáceres não elegeu nenhum deputado. Então, temos que esperar por algum que sensibilize pela cidade.
Para finalizar, a grande redenção de Cáceres esta interligada na prestação de serviços, turismo e educação. Se esses três pilares forem bem construídos, ninguém vai segurar o desenvolvimento da nossa cidade. E que toda a população cacerense possa estar imbuída de esperança, de paz e pensamentos positivos para ver que esse dia não demore a chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário